sábado, 3 de novembro de 2012

SIGMA – Software de Gerenciamento da manutenção.



SIGMA – Software de Gerenciamento da manutenção.
Guia Rápido de Utilização
“Backlog”, “eficiência”, “produtividade”, “confiabilidade”, ‘TXFO”,
O sistema SIGMA é uma ferramenta muito importante na área de controle de planejamento da manutenção, pois é um gerenciador que permite ao usuário estruturar toda parte funcional e industrial da empresa apenas em um simples e prático cadastro, permite ao usuários emitir Solicitações de Serviço, gerar Ordens de serviços, lançar horas trabalhadas, concluir ordens de serviço, lançar tempo de máquina paradas, fazer o planejamento e a programação de manutenções preventiva, preditiva, lubrificação, calibração. Emitir relatórios e gráficos gerenciais de manutenção, ter um completo módulo de consulta ao SIGMA, ter acesso aos principais indicadores de nível de classe mundial da manutenção, como “curva da banheira”, “MTTR”, “MTBF” por máquina TAG, equipamento. Entre outros 30 indicadores e índices de apontamento na área da manutenção.
Permite ao ter o controle dos custos gerados na manutenção, além de poder ter um completo controle de estoque, podendo fazer requisições de materiais, emitir ordens de compra, ter controle da rotatividade de estoque, além de um importante indicador “curva ABC”.
Cadastro no SIGMA
Para efetuar um cadastro no sistema SIGMA o usuário terá que acessar um botão,exemplo “Área executante”, após acessar o botão está habilitado apenas um campo, neste campo o usuária informará(digitar) um código que auxiliará na identificação do registro a ser cadastrado, exemplo “MEC” após informar este código pressione <ENTER> . Automaticamente habilitará o restante da tela, onde o usuário efetuará o cadastro, por exemplo “Área Mecânica”. E para terminar a operação apenas clique no botão “Salvar”. Este procedimento de cadastro é padrão para todos a telas de cadastro no sistema SIGMA.
Auto Incremento
Para telas como por exemplo abertura de OS, o usuário não poderá informar um código, apenas terá que pressionar a tecla <ENTER> que o próprio SIGMA fará codificação.
Mão de Obra

Área Executante- Consistem em todas as áreas que executam algum tipo de manutenção para a empresa. EX : Mecânica, elétrica, etc.
Origem- Locais que se originam os funcionários da empresa. Efetivo, estagiário, terceirizado.
Função- Todos os possíveis cargos que possuem que podem ser utilizados numa empresa. EX: Mecânica, elétrica, Química, Eletrônica;
Escala de Trabalho- Turno de escala de trabalho da empresa.
Ferramentas- Todas a ferramentas da empresa. EX: martelo, alicate universal, etc;
Equipe- Todas a equipes de manutenção da empresa. EX: equipe de corretiva, equipe de preventiva.
Datas- O cadastro de Datas é um cadastro de domingos e feriados . É no momento em que é feito um lançamento de Horas no SIGMA é feita uma pesquisa de domingos e feriados cadastrados para que o SIGMA possa saber como fazer o cálculo e horas extras e demais valores registrados no cadastro de homem/hora.
Normas- Todas as normas utilizadas na empresa. EX: ISO 9000/9001 ABNT, AISE;
Funcionário- Cadastro de todos os funcionário da empresa.
Ausências- Uma maneira de informar ao SIGMA quando o funcionário irá faltar um determinado número de dias ou horas.
Fornecedores- Cadastro de fornecedores da empresa.
Equipamento Equipamento

Departamento - Todas as divisões da empresa. EX: produção, administração, etc.
Setores - Todos os setores dentro dos departamentos.
Processos - Todos os processos que são realizados nos setores.
Centro de Custo – Local contábil onde são lançados os centros de custos.
Sintoma – Características de um defeito.
Defeito – Descrever o defeito ocorrido.
Causa – Motivo do defeito.
Solução – Que medida tomar para solucionar o problema.
Intervenção – Conjunto de sintomas, defeitos, causas e soluções.
Família – Grupo de máquinas que apresentam mesmas características.
Máquina – É a parte mais alta da hierarquia do sistema SIGMA. EX: caldeiras, empilhadeiras, etc.
TAG – Ponto de localização de um ou mais equipamentos. Serve par controlar o histórico de cada equipamento que passou por um local. EX : motor, suspensão .
Equipamento – É a parte da máquina que desenvolve um papel específico de maneira que é estruturado a um TAG.
Peças – Peças são os componentes que formam os equipamentos, tais como rolamentos, correias e polias.
Ficha Técnica – Consistem no detalhamento das configurações de cada segmento, cada máquina, TAG ou equipamento serão detalhadas em função de suas características individuais.
Carga Máquina – Descrição das horas de funcionamento das máquinas.
Árvore Industrial – Estrutura da empresa.
Gerador de TAG - Cadastro visual.
Hierarquia do TAG – TAG pai, TAG filho
Algoritmo de Criticidade – Qual a criticidade do da máquina, TAG ou equipamento.

S – Módulo externo ao SIGMA para fazer solicitações de serviço filtrando dados cadastrados no SIGMA, encontra-se dentro da pasta SIGMA, pode-se visualizar pelo ícone S. Pode ser instalado em qualquer ponto da empresa podendo ser usado em PC com configurações muito inferiores com requisitado pelo SIGMA.
Aprovação de S - Cadastro dentro do SIGMA, no módulo OS, permite o usuário gerenciar as SSs, tornando Ordens de serviços se quiser. Necessita que o usuário tenha previamente feito uma assinatura digital, pode ser feita no módulo configurações, onde o usuário poderá gerar uma conta para acesso ao SIGMA, e também gerar a assinatura digital, para aprovação de S e também será utilizado para outros diversos cadastros do SIGMA.
OS – Ordem de serviço, nesse cadastro o usuário poderá gerar Ordens de serviço com base de dados alimentados ao SIGMA.
Horas trabalhadas – Permite que o usuário lance horas ao SIGMA em cima das OS, podendo lançar tempo improdutivo, ou seja todo tempo ou paradas que o funcionário teve ao executar a OS, como ir ao banheiro, espera de peças.
Lançamento Direto – Permite o usuário fazer um lançamento de horas no momento real a da execução da OS.
Acompanhamento – Permite fazer um acompanhamento das pendências das OS filtrada.
Detalhamento – Permite o usuário fazer um detalhamento das etapas ou serviços executas na OS.
Tempo de parada – Cadastra-se um tempo improdutivo em opções/cadastro vincula a uma OS filtra um funcionário e lança o tempo de parada.
Cálculo de peso de OS – Permite o usuário fazer um calculo podendo analisar o peso da OS.
Programação Diária – Permite o usuário visualizar o calendário de programações, paradas. Podendo estipular datas para OS geradas.
Programação de Paradas – Permite o usuário visualizar as programações pendentes, em tempo de parada.
Opções/Cadastro – Permite o usuário cadastros os dados de complemento
tipos de OS,recursos,
de OS, como serviços, prioridades, período, cadastro do tempo improdutivo,
Histórico – Permite o usuário visualizar todas as OS geradas no SIGMA, e imprimir um relatório completo.
BackLog – Permite o usuário fazer um calculo, visualizar somatório MTTR que seria tempo estimado de serviços em OS divido pelo somatório horas por funcionário por área executante. Assim o usuário poderá medir se tem disponibilidade.

Produtividade – Permite o usuário gerar um gráfico de em cima da formula abaixo, assim podendo medir a produtividade. Medidas pelas OS trabalhadas.


Eficiência – Permite o usuário do SIGMA medir a eficiência do em serviço dos funcionário em OSs executadas, através da formula de abaixo, ando dado em percentuais.

Preventiva

Cadastro de Preventiva – Permite o usuário cadastrar suas manutenções preventivas, cadastrando etapas dos serviços, poder escolher tipos de programações, diárias ou por disparos, e definir uma área executante.
Programação – Permite o usuário estipular uma data de execução da preventiva cadastrada, filtrando máquinas, tags, equipamentos, para ser executada.
Gerador Automático de OS – Basicamente estipular uma data de pesquisa, pesquisar e imprimir, tornando a programação preventiva pendente.
OBS: Para poder lançar horas trabalhadas a essa preventiva após a execução, o usuário tem que se dirigir ao módulo OS e clicar em Horas trabalhadas, filtrar a OS preventiva, e lançar horas após isso clicar em conclusão de OS e selecionar concluída e salvar. Após concluída o sistema criara uma nova OS preventiva.
Lubrificação

Serviços – Permite o usuário cadastrar todos os serviços de lubrificação executados. EX: trocar, verificar,etc.
Pontos – Pode-se cadastrar os pontos de lubrificação. EX: mancais, rolamentos, eixos, etc.
Aplicação – Permite o usuário cadastrar todos os meios de aplicação. Ex: bomba manual, almotolia, pincel.
Lubrificante – Permite cadastrar todos os lubrificantes utilizados.
Programação de lubrificação – Permite o usuário estipular uma data para a execução da lubrificação.
Relatório – Pesquisar em um período de tempo as programações geradas, e clicar em imprimir, tornando Ordem de serviços pendente de lubrificação.
Retorno da Lubrificação – Permite o usuário lançar horas trabalhadas para a OS lubrificação. E concluindo-a. e gerando uma nova programação de lubrificação.
Preditiva

Cadastro de preditiva – Permite o usuário cadastrar, todas as preditivas realizadas na empresa. Cadastrando etapas das análises e medições realizadas na preditiva relacionando medidas e unidades.
Programação da Preditiva – Permite estipular datas de execução da preditiva cadastrada.
Gerador automático de OS – Pesquisar estipulando um período de tempo pra pesquisa, selecionar e imprimir tornando OS preditiva pendente.
OBS: : Para poder lançar horas trabalhadas a essa preditiva após a execução, o usuário tem que se dirigir ao módulo OS e clicar em Horas trabalhadas, filtrar a OS preditiva, e lançar horas após isso clicar em conclusão de OS e selecionar concluída e salvar. Após concluída o sistema criara uma nova OS preditiva. E o SIGMA ira criar uma janela onde o usuário poderá lançar dados medidos após realizar a preditiva.
Gráfico de Analise de Preditiva – Permite o usuário visualizar um gráfico gerado em cima das medidas informadas na tela após concluir a preditiva.

Cadastro de Legendas – Permite o usuário cadastrar legendas a check list,, informando se gera ordem de serviço. Ex OK, não gera OS, c/ defeito gera OS.
Cadastro de itens – Permite o usuário cadastrar os itens que serão inspecionados na check list.
Check list – Permite o usuário cadastrar as check lists a serem executadas.
Programação – Permite o usuário programar uma data de execução da check list.
Relatório do check list – Pesquisar as programações de check list e imprimir.
Retorno da check list – Após efetuar o check list, o usuário informa ao
SIGMA qual item será gerado ordem de serviço, através das legendas cadastradas no SIGMA.
Relatório do retorno da check list –
Relatórios

Relatórios de histórico por funcionário – Gera um relatório de horas trabalhadas acompanhadas pelos serviços realizados em OS.
Cadastros – O sistema apresenta um relatório de todos os cadastros realizados no SIGMA.
OS por funcionário – Apresenta ao usuário do SIGMA
Permissões : Permite o usuário criar ou gerar permissões para acesso ao módulo ou mesmo aos cadastros do módulo de custos.
Homem/Hora : Permite o usuário calcular o valor da mão de obra da parte funcional da empresa por funcionário. Dentro de parâmetros de custos, podendo por adicionais horas extra, noturno, insalubridade, e periculosidade.
Conta Contábil : Permite o usuário cadastrar contas contábeis dentro da empresa. Ex: manutenção elétrica.
Relatório de Custos : Permite o usuário pesquisar tudo o que gera custo na empresa. Levando em conta peças consumidas por mão de obra trabalho, tudo o que foi gasto nas ordens de serviços. Podendo visualizar por relatório analítico ou sintético.
Gráfico de Custos : Permite o usuário poder pesquisar e visualizar gráficos com mesmo dados fornecidos que o relatório de custos.
Fechamento Contábil : Permite o usuário gerar lote contábil, ou seja importar arquivos txt para fazer integração com outro software de contabilidade. Faz rateio contábil dividido-os por centro de custos.
Custos por Funcionário : Permite o usuário pesquisar e visualizar relatórios por OS trabalhadas.
Estoque
Peça : Permite o usuário cadastrar todas as peças alocadas na empresa.
Pode-se estipular preços, quantidade mínima, máxima, e atual. O sistema sempre atualiza a entrada e saída de peças diretamente no cadastro peças.
RM : Requisição de material, permite o usuário fazer requisições de peças, pra manutenção ou para estoque.
Aprovação de RMs : Permite o usuário aprovar as RMs geradas, gerando ordens de compra compra para peças com requisições acima do estoque atual.
Relatório de Valorização : Permite o usuário pesquisar e imprimir um relatório de valorização de peças cadastradas.
Relatório de Estoque mínimo : Permite o usuário pesquisar um relatório de peças em estoque.
Curva ABC : Permite o usuário pesquisar e fazer um relatório e um gráfico organizando dentro de 100% as peças que tem mais saída. Ex: A-70%, B-20%, C-10%.
Relatório de Peças Consumidas : Permite o usuário pesquisar e gerar um relatórios de todas peças consumidas em OSs .
Histórico de Movimentação de Peças : Permite o usuário de pesquisar um histórico de entrada de peças,saídas e devoluções.
Entrada de Peças : Permite o usuário dar entrada de peças em estoque, normalmente controladas por ordens de compra.
Saída de Peças : Permite o usuário dar saída de peças do estoque para OS pendentes.
Devolução de Peças : Permite o usuário devolver peças ao estoque caso sobre após dar saída de peças.
Aprovação Pedido de Compra e Ordem de compra: Permite o usuário aprovar as requisições de materiais gerando ordem de compra. E emite ordem de compra tornando pendente.
Fornecedor : Permite cadastrar todos fornecedores da empresa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário